Desenvolvendo concentração e aprendizado infantil

primeiros numeros
Comprei um livrinho que vem todo pontilhado para as crianças desenharem por cima e formarem os números. O primeiro fui eu, depois foram os primeiros números dele.
=]
Eles ganham gosto por leitura muito mais fácil se os pais derem o exemplo e os incentivarem.

Criança ainda não tem discernimento para fazer necessariamente o que o adulto acha que tem que ser feito.
Se você quiser que uma criança preste atenção em alguma coisa, não vai ser do dia para a noite que elas vão ficar paradinhas e quietinhas num cantinho (apesar que com criança, tudo pode acontecer).

Vi uma matéria sobre as mães chinesas e fiquei impressionado com o comportamento das crianças chinesas criadas pelas chamadas “mães tigresas” (que é como são chamadas por seu controle disciplinar fortíssimo).

Ajude-os com suas tarefas da escola

Não vou aqui discutir se o método delas é melhor do que o que as mães ocidentais aplicam ou não.
Quero só analisar um detalhe: pelo que li, elas se dedicam, muito mais do que as mães ocidentais, na realização de deveres escolares dos filhos. Elas passam muito mais tempo com suas crianças ensinando elas a fazerem seus trabalhos de escola, passam deveres extras e várias atividades forçando a concentração e perfeição dos seus filhos.

Acho sim que nossas crianças são subestimadas.
Acho que uma criança tem sim capacidade de aprender muito mais do que nós, ocidentais, ensinamos a elas.
Acho que um dos problemas é não darmos e criarmos para os nossos filhos a estrutura de aprendizado. Não ensinamos concentração para nossas crianças.

Ensinar elas a prestar atenção é mais fácil do que se imagina.
Primeiro, desligue TV, sentem-se em ambiente calmo e tranquilo, se quiser, coloque uma música de fundo, de preferência uma clássica ou instrumental
Pegue um papel, uma canetinha/giz de cera/lápis de cor ou qualquer outra coisa que sirva para desenhar e vá fazendo desenhos com ela, livremente e depois vá ensinando ela as formas; leia um livro para ela (e já vá apontando as letrinhas e números para ela ir percebendo e absorvendo eles); conte  e desenhe historinhas; brinque de algum jogo educativo como quebra-cabeça; toque um instrumento para ela e deixe que ela pegue e “toque” também no instrumento… isso é bom até para aproximar mais intimamente você e seu(sua) filho(a).

Quando você dá algum objetivo para a criança e fica do lado dela ajudando ou mostrando como se faz, elas se concentram. Elas são capazes de fazer muito mais do que você imagina.

Quando eu fui procurar uma creche para o Thomaz, em várias que eu fui e conversei com as coordenadoras, ele já era a criança mais avançada da turma, pois desde cedo eu e a mãe ensinamos ele a reconhecer números, letras, cores. Ele nem sabe escrever ainda, mas já estamos estimulando ele a desenhar essas letras, eu ensino ele a ler sílabas enquanto leio livrinhos para ele… não espero da escola que ele aprenda as coisas. Muitas coisas os pais podem e devem ensinar de casa. Forcem eles a aprender mais e mais.
O sobrinho (3 anos) de um amigo meu já está aprendendo química, isso mesmo… química. Pois desde cedo ele diz pro moleque: – água é polar ou apolar? (acho que é polar, heheheeh) Muito bem… gostei de ver.

Acho que nossas crianças são melhores do que imaginamos e mais capazes do que sonhamos. Estimule elas. Ajude-as.
Abra uma mente e ela nunca mais será do mesmo tamanho.
=]

Nenhum Comentário


  1. Você está certo, é polar… hehehehehe… Mas é só isso, esse lance da água se deu porque ele percebeu o derretimento do gelo no copo com o suquinho… Aí ele disse, “titio, o gelo está sumindo…” Logo percebi a oportunidade de falar sobre o fenômeno físico e brinquei com ele sobre as características da água. Assim como o estimulo a brincar ao piano e ele aos três anos já reconhece o Dó. Mas, por favor, não tentem explicar o porquê do céu ser azul – vocês não sabem – em geral -, e mentir para crianças é péssimo.

    Responder

Deixe uma resposta