Dia das Crianças e dia os Professores

presente-660x330
Vamos pensar além do presente...

Hoje, domingo, um dia meio pacato demais, andei fazendo algumas reflexões.

Não sei se todos sabem, mas sou professor de geografia. Sendo assim, ontem foi um dia importante para mim. Dia 15 de outubro é o dia do professor. Todos aqueles que tem filhos, lembram disso, pois para muitos é um dia que não tem aula… que tem que dar um dinheirinho para a mãe/pai representante da turma comprar o presente da professora das crianças do infantil (eu não recebo mais há muito tempo… quem mandou dar aula para adolescente? hehehe)… e não sei se todos refletem sobre a importância desse dia e de outra data um pouco anterior à dos professores que é a do dia das crianças.

São duas datas que são muito voltadas ao consumo e as simples parabenizações, por isso, sempre são envoltas em presentes e lembrançinhas. Acho eu, que muitas vezes isso se reflete somente no ato de dar o presente e em congratular e poucas vezes geramos nos nossos filhos a experiência necessária e relevante sobre esses dois dias.

Bem, na verdade, podem ter focos diferentes, mas podemos unir essas duas datas e olharmos o quanto que os profissionais da educação infantil podem nos ensinar sobre a importância deles e de nossas crianças.

thomaz_dia-das-criancas_2016_02
Dia de meleca na escola do Thomaz! hehehe

No colégio do Thomaz, o dia das crianças foi comemorado no dia anterior (dia 11) com um dia de brincadeiras na escola. As crianças foram sem uniforme e o lema do dia era brincar.
Eles não saíram com nenhum brinquedo da escola, como já vi tantas outras escolas fazerem. O foco era em gerar um dia de diversão para eles. Teve pula-pula, pinturas, jogos coletivos, lanche divertido e muitas outras atividades voltadas para alegrar os nossos pequenos.
Muitos são os pais que estão tão preocupados em dar o melhor brinquedo nessa data que esquecem o fundamental: brincar com seus filhos.
Dedicar, ao menos nesse dia, tempo e calor humano para esses seres humaninhos que tanto amam esse contato.
Eu nunca me preocupei em comprar um mega presente para ele, minha preocupação sempre foi um presente construtivo para ele, algo que pudesse ajudar a expandir a mente dele e depois… brincar com ele, dedicar tempo para ele.
Acho que é um dia de se fazer pipoca, assistir um filme infantil (o nosso foi Tartarugas Ninjas 2), fazer a comida preferida dele ou algo que ele realmente goste bastante, brincar por um bom tempo ou ao menos assistir ele fazendo isso… mostrar presença. Fazer-se presente. Ser um presente!

Acho que muitas vezes desperdiçamos tempo ao consumo e esquecemos o fundamental. Isso equivale aos profissionais que tanto estão presentes na vida de nossos filhos.

Como professor de adolescentes, não ganho presentes, mas ganho outra coisa mais importante: o afeto. Não me canso de ler e de receber respostas à dedicação que dou, diretamente ou não, aos meus alunos. Alguns dizem o quanto eu fui importante ou o quanto gostam de mim. Isso sempre renova minha disposição profissional. Não é que eu só me dedique se tiver isso, mas me dá uma energia nova. Ajuda a deixar para lá muitos dos problemas dessa profissão tão desgastada na nossa atualidade.
Não escrevo isso para me gabar não, mas para lembrar que o professor do seu filho, pode fazer toda a diferença na vida dele. Como você descobre isso? Simples, esteja presente.
Converse com sua cria sobre como foi o dia na escola… pergunte como está o professor(a) dela… quando puder, marque uma reunião com esse professor e pergunte como você pode contribuir na evolução acadêmica do seu filho… e entendendo a relevância desse profissional na vida do seu(ua) pequeno(a), simplesmente agradeça e incentive seu(ua) filho(a) a fazer o mesmo. Valorizar o(a) sujeito(a) que está em contato direto com nossos filhos todos os dias, ou que ajuda nossos filhos a crescer e abrir seus horizontes ensinando coisas novas para eles, é valorizar o desenvolvimento de nossos próprios filhos.
Não por um motivo egoísta, mas por propagar uma melhor relação, mais próxima e direta, mais amorosa até.

Nossos filhos precisam de amor e atenção, mais do que de brinquedos.
Dê isso à eles e ajude quem faz isso diariamente também, promovendo assim, uma experiência muito mais ampla e intensa para todos.

Eu amo muitos dos meus alunos e agradeço de coração tudo o que eles me proporcionam.
Saber que uma família quer o melhor para seus filhos e que eu posso colaborar para isso, é muito bom, gratificante e animador.
Passe essa sensação para todos esses envolvidos na história de crescimento de seu(ua) filho(a): Você, eles e os professores deles!
Te garanto que a experiência será muito melhor para todos!

Força e Honra, Sempre!

Bloquinhos de construção para incentivar a imaginação. (Já viram como ele fica lindo de janelinha? hehehe)
Bloquinhos de construção para incentivar a imaginação. (Já viram como ele fica lindo de janelinha? hehehe)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *