O que observar no momento de deixar seu filhote numa creche

Instalações do Colégio Brasileiro de São Christóvão
Instalações do Colégio Brasileiro de São Christóvão

Indeciso na hora de escolher uma creche para seu pequeno(a)?
É uma dúvida muito comum. Eu mesmo, professor (de nível fundamental e médio) também tive uma série de dúvidas do que devo observar na hora de escolher a creche do Thomaz.

Conversando a coordenadora geral no Colégio Brasileiro de São Christóvão, do Rio de janeiro, ela me deu muitas orientações do que os responsáveis precisam perceber, alguns pequenos detalhes, para ver se é uma boa creche ou não.
Segue o texto integral dela:

“Escolha um espaço que seja de fácil acesso, preferindo os próximos ao endereço residencial. Ou, se for o caso, próximo ao seu trabalho.

Tente colher informações com quem já frequenta o espaço, como é o atendimento, a organização…

Observe o espaço físico, a higienização, o mobiliário… As salas são arejadas? Bem iluminadas? Como é o espaço para as refeições e como estas são oferecidas às crianças? Tem espaço para os pequenos descansarem? Banheiros próximos e adaptados às idades de quem o utilizam? E o espaço para brincarem? TV nas salas? Isto pode ser um sinal de serem usadas para distrair os pequenos… Eu particularmente não gosto, somente em salas de multimeios…

E as crianças que frequentam, têm carinhas felizes? Estão bem cuidadas? Limpinhas? Pergunte como é a rotina dos pequenos… Como resolvem situações do tipo: não querem comer, se machucaram, se sujaram…???? Oferecem um convênio para atendimento de acidentes? Quantas crianças por sala de aula?

Em relação aos funcionários: como é o comportamento deles? Qual o tipo de linguagem utilizada com os responsáveis, com as crianças e entre eles? Demonstram felicidade no ambiente de trabalho? Boa vontade? Qual o número médio de crianças por profissional? Não esqueça de verificar, também, a formação deste profissional. Se forem educadores é muito bom…”

Acho que o texto dela é bem detalhado.
E em qualquer dúvida, ainda procure conversar com os pais que já tem seus filhos matriculados na creche. Passe na hora da saída e veja como é.

Boa sorte na escolha!
=]

Nenhum comentário


  1. Outra coisa importante é saber se há livros infantis, brinquedos e jogos de acordo com a faixa etária, atraentes, estimulantes, em número suficiente, ao alcance das crianças. Isso mostra um pouco sobre como é fundamentada a proposta pedagógica da creche e como as crianças desenvolvem sua autonomia. Bjs!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *