Como desfraldar uma criança para dormir?

Olha, é um alívio eu não ter que colocar mais fraldas no meu filho.
Primeiro que é mais barato (óbvio, afinal de contas não custa nada não comprar fraldas…), depois facilita para viagens, dormir fora de casa, dormir na casa de amigos e parentes… A mochila dele sai mais vazia de casa, mais leve… tudo ficou mais fácil depois que ele parou de usar fraldas de dia e depois a noite.

Para dormir agora (meu filho está com 4 anos e meio), tenho que tomar certos cuidados que servem para desfraldar também (desfraldei a noite com uns 3 anos e meio).
Segui as seguintes diretrizes:

www.waldomironeto.com

1 – Duas ou três horas antes de colocar para dormir, suspender grande quantidade de líquidos (mamadeira para dormir então, nem pensar). Assim, ele(a) não terão muita urina acumulada para dormir.

2 – Colocar para fazer xixi antes de dormir. Assim que pintar a hora de dormir, leve o(a) pequeno(a) para o banheiro e crie o hábito de sempre fazer xixi antes de se deitar. Faça um cerimonial completo: – Está na hora de dormir? Vamos escovar os dentes, colocar a roupa de dormir e fazer xixi.

3 – Depois da criança ter dormido, é possível que ela ainda faça, mesmo seguindo essas regras iniciais (a bexiga pode demorar para se adaptar a segurar o xixi), por isso, recomendo adotar a prática de colocar para fazer xixi dormindo. Algumas horas depois de dormido(a), entre 2 a 4 horas depois, leve a criança ao banheiro. Com meninos é mais fácil, coloco ele em pé de frente pro box (acho mais recomendável, pois na privada, ele dormindo, pode voar para qualquer lado e errar), coloco o bingulim para fora e dou quase que um peteleco. Se ele quiser, logo sai algo, senão, não adianta forçar. Para as meninas, creio que colocar sentada na privada deve bastar (já que não dá para dar o “quase peteleco”).
Outra pequena dica é fazer barulho de água (abra a torneira, o chuveiro…) e não esqueça de falar no ouvidinho: – vamos fazer xixi?! Vamos filhão/filhota! (ou o modo como você o chama normalmente).

Fazendo toda a etapa 3, deve “acordar” a vontade de fazer xixi.
Funcionava com meu ex-enteado e funcionou com meu filho.

Hoje não preciso mais  disso tudo (aleluia).
Ele faz antes de dormir e raramente faz na cama (e quando faz, faz na minha… ninguém merece. hehehehe)

Mesmo que não dê certo nas primeiras vezes, continue insistindo. O sucesso é o foco, então persista.

Boa sorte para todos: para seu(sua) pequeno(a), para você e para a cama!
=]

Deixe uma resposta