Natação para pequenos

2012-12-03 17.06.37
Eu e meu peixinho na nossa "piscininha" no quintal.
Ele adora água. Acho que está na hora de colocá-lo numa piscina de verdade.
Criança na piscina é sempre uma grande diversão

Dentre os esportes que eu quero colocar o Thomaz, natação é disparado o favorito (apesar de achar que ele vai gostar mesmo é de futebol, mas… vamos de natação primeiro).

Eu sou suspeito para falar, entrei numa piscina aos 3 anos e fiquei nadando até os 9 sem parar, e só não me federei por ser novo demais. Depois não tive como continuar, mas enfim…. Pensando nas vantagens de colocar meu pequeno monstrinho na natação, perguntei a minha amiga de infância, Thais Mendes, professora de educação física, que trabalha exatamente com natação infantil.
Apesar dela estar de licença das piscinas por ter tido uma pequeninha linda, fui tirar minhas dúvidas com ela.

Eu: Com que idade pode começar? As aulas em que os pais participam junto são importantes? Quais as vantagens e contraindicações da prática….
Thais Mendes: A partir dos 6 meses com a liberação do pediatra. Os pais só participam das aulas de bebês…que é dos 6 meses aos 2 anos, após os 2 anos é preciso romper o laço afetivo afim de criar autonomia. Durante a primeira infância, até os 6/7 anos as aulas são de psicomotricidade aquática… só após cobramos a técnica dos nados. Resumindo, as atividades sao mais lúdicas, o que torna-se mais prazeroso pra criança. Não há contra indicação.
Eu: Fiz natação dos 3 aos 9 anos e nadava de verdade. Tem quem faça nado e quem faça só psicomotricidade aquática? Suponho que seja muito diferente.  Por idade há recomendações diferentes? Digo, natação mesmo só é bom a partir de X idade e psicomotricidade desde cedo… Algo assim?
Thais: Geralmente essa diferença se faz pelo lugar que você nada ou pelo objetivo dos pais ao colocar o filho na natação… geralmente em clube o foco é alto rendimento, então as crianças já “treinam” desde muito cedo e competem também. Já em academia, o foco e aprender a nadar “brincando”, sem exigência técnica até os 7/8 anos.
Eu: Eu cai (nadei) numa olímpica para competir aos 9 anos (e ganhei, sou sinistro. hehehe). Tem recomendação mínima de idade por tamanho de piscina?
Thais: Quanto ao tamanho da piscina, em academia geralmente existe uma piscina própria só para crianças… já em clube, os menores nadam na largura enquanto os maiores nadam no comprimento.
Eu: Não há contraindicação em “natação” para alguma idade então? Eu nadei em rendimento (nem tão alto assim no começo) desde os 3 anos.
Thais: Sem contra indicação…

Bom, acho que tirei minhas dúvidas. Se quiser tirar as suas, procure um espaço para natação adequado a sua necessidade, ou melhor, a do(a) seu(sua) pequeno(a), e veja se satisfaz.
Acho que é extremamente importante para eles a prática física de um esporte excelente para desenvolvimento muscular e ajuda a disciplinar a mente deles desde cedo a ter mais concentração e foco nos seus atos.

Espero que tenha sido uma boa dica!
Beijos nas damas e um abraço nos valetes!
=]

Nenhum comentário


  1. Fomos na casa de uma amiga minha que tem uma piscina de verdade.
    Assim que eu entrei na água, ele pulou também.
    Perguntem se ele sabe nadar? Preciso colocar ele urgentemente na natação.
    hehehehehe
    =]

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *