Procurando Nemo – Filme

Poster do filme
Poster do filme

Já se vão mais de 10 anos???
Putz… ainda me encanta como da primeira vez.

Um dos maiores clássicos da animação infantil, um dos maiores sucessos do cinema e principalmente, dos DVDs: Procurando Nemo. É um dos filmes mais engraçados de animação que já vi. Tem jargões que lembro até hoje (- Você fala balêes? Eu falo balêes!), tem um cenário espantosamente imersivo (eu viajo na maionese com esse filme quando vejo em tela grande) e também é um filme sobre paternidade. Sim, sobre paternidade.

Não sei se repararam, mas é a história de um pai atrás de seu filho perdido.

Para quem não viu ainda, segue a sinopse do site adorocinema.com:

Poster em inglês do lançamento do filme.
Poster em inglês do lançamento do filme.

“O passado reserva tristes memórias para Marlin nos recifes de coral, onde perdeu sua esposa e toda a ninhada. Agora, ele cria seu único filho Nemo com todo o cuidado do mundo, mas o pequeno e simpático peixe-palhaço acaba exagerando durante uma simples discussão e acaba sendo capturado por um mergulhador. Agora, o pai super protetor precisa entrar em ação e parte numa busca incansável pelo mar aberto, na esperança de encontrar seu amado filhote. No meio do caminho, ele acaba conhecendo Dory e, juntos, a dupla vai viver uma incrível aventura. Enquanto isso, Nemo também vive uma intensa experiência ao lado de seus novos amigos habitantes de um aquário, pois eles precisam ajudá-lo a escapar do destino que lhe foi reservado: ir parar nas mãos da terrível Darla, sobrinha do dentista que o capturou.”

Vale a pena lembrar dele como um filme para as crianças visualizarem e entenderem que o pai também tem um papel fundamental na vida de uma criança.

Dori e Marlin
Dori e Marlin

E quanto as cenas memoráveis…?!?!
O que é o encontro com os tubarões do grupo de “amigos de peixes anônimos”? (- Ooooiii, eu sou o Bruce!!!)
Eu ainda lembro o endereço do dentista.
O que é a Dori?! Nossa… ainda não inventaram personagem tão único quanto ela.
Alguém lembra da música que o Tio Raia canta? Impossível de ser reproduzida. Ou não?

Crush - a Tartaruga. Mais de 100 anos e ainda está jovem! hehehe
Crush – a Tartaruga. Mais de 100 anos e ainda está jovem! hehehe

E as tartarugas? Eu lembro até hoje dessa cena quando ensino sobre correntes marinhas nas minha aulas de geografia, e mesmo sendo um filme tão velho, todos os meus alunos já viram e entendem.

Eu poderia ficar parágrafos e mais parágrafos falando de detalhes do filme, mas vou tentar resumir: ele é fantástico, visualmente incomparável, instrutivo, único e diversão garantida para toda a família!!!

A pouco tempo foi lançado nos cinemas uma versão em 3D que eu não consegui ver. Droga!

Meu filho adora e vira e mexe, ele cita falas do filme ou pede para vê-lo. (está com a mãe o DVD, perdi na separação. Droga de novo. Preciso comprar outro logo, sempre esqueço)

Nemo (e sua "barbatana defeituosa") com o camarão do aquário.
Nemo (e sua “barbatana defeituosa”) com o camarão do aquário.

O filme também aborda um tema muito legal e que pode até passar discreto, o da aceitação da deficiência física. O Nemo tem uma  nadadeira que nasceu com problema e isso é retratado no filme como um problema a ser aceito por ele e pelos que o cercam.
Outro personagem que tem um problema retratado, mas dessa vez um mental e não um físico, é a Dori, que tem problemas em armazenar informações recentes no cérebro. Esquece tudo, tadinha!

Marlim e Dori chegando em Sidney, Austrália
Marlim e Dori chegando em Sidney, Austrália

Além disso, o filme se passa em dois cenários muitos incomuns: o fundo do mar e na Austrália, falando da Grande Barreira de Corais e de Sidney, a maior cidade do país. Ideal para falar sobre geografia com as crianças: explicar que existem outros países, outras paisagens naturais… e deixar elas viajando nessas novas informações.

Se não viu, trate de ver. É imperdível!!!
E aos pais, trabalhem o papel que vocês tem enquanto assistem o filme com seus pequenos. É importante reforçar esses laços e deixar que eles saibam disso.

Quase esqueci de colocar o trailer…
[youtube=http://youtu.be/azNmKae-a5g]

Boa diversão a todos!!!
=]

Obs: para quem não sabe, em 2016 sai a continuação: Procurando Dori!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *