Anima Mundi 2013 – Rio – São Paulo

Poster oficial do festival, edição 2013

Cara, não tenho melhor dica de passeio com os pequenos do que o maior festival internacional de animação do Brasil e um dos maiores do mundo, o Anima Mundi.
O festival acontece no Rio (começa nesse sábado, dia 3, até o dia 11 de agosto) e em São Paulo (de 14 a 18 de agosto) e tem opções para todos os gostos e idades.
No Rio, esse ano, o local base de exibições não é o CCBB, mas sim a Fundição Progresso, na Lapa, além do Espaço Oi Futuro de Ipanema e o Cine Odeon BR, no centro; em São Paulo, as exibições ocorrem no Cine Olido e o Espaço Itaú Augusta.

Na programação, tem vários tipo de animação, desde as infantis até com temas adultos mais pesados, por isso, consulte antes a programação para não ter uma surpresa na hora que chegar na sala de exibição.

João, o Galo Desregulado.

O festival tem sessões infantis de curta e longa metragem. As sessões de curta metragem, duram uma média de 1 hora de exibição e contam com uns 6 a 8 desenhos por sessão, já as de longa metragem, tem sessões específicas.
Tem animação de todos os cantos do mundo, mostrando como os países enxergam o mundo infantil.
Dentre os curtas, tem o brasileiro “João, o Galo Desregulado”, contando a história, baseada em fatos reais, de um galo que cantava quando queria; o russo “Buroba”, sobre uma garota que vai parar em um mundo mágico e quase se perde por lá e o francês “Nokomi”, sobre uma menina esquimó e seu relacionamento difícil com seu pai, dentre tantos outros desenhos de países como os EUA, Canadá, Coréia do Sul, Bélgica, Hungria, Japão e outros.

Alguns desses desenhos, podem não ser especificamente para a faixa etária do seu pequeno (ou nem tão pequeno assim), por isso, dá uma lida na programação das sessões antes e ache a melhor para você.

A animação russa “Buroba”

O festival tomou um tamanho muito maior do que simplesmente exibição de animações.
Tem o festival itinerante, que transita por outras cidades do país, como Belo Horizonte e Curitiba (as próximas no cronograma).
Tem os cursos de animação, para adultos, crianças (de 8 a 14 anos) e até professores que queiram utilizar como ferramenta em sala de aula. Por sinal, os cursos estão com inscrições abertas e começam em outubro. Se te interessar, programe-se.

Ah, terá também, uma exposição sobre o primeiro filme brasileiro de longa metragem em Stop Motion, intitulado “Minhocas”, que só tem seu lançamento previsto para dezembro desse ano, mas já pode dar uma conferida no que esperar dele.

Bem que eu queria, mas… não tenho idade, quer dizer, meu filho não tem idade para os oficinas práticas de animação, o chamado “Estúdio Aberto”, que ocorrerá na Fundição e no Espaço Oi Futuro do Flamengo, com oficinas de criação de animações com massinha, desenho, areia e outras formas de fazer filminhos próprios. Como eu disse, as oficinas são para crianças com idades entre 6 e 10 anos no mínimo. Consulte o roteiro.

Bom galera, acho que chega, já falei demais.
Confiram os links com os programas e cronogramas do festival e divirtam-se, seu pequeno e você. Eu me divirto a anos, hehehhe.
Boa animação para todos!
=]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *