Catavento Cultural e Educacional – Passeio – São Paulo

A tal Maria Fumaça que subimos sem saber que era proibido. hehehehe

Eu estive em São Paulo agora no começo do ano e tive várias surpresas muito maneiras. Muitas eu esperava, mas esse me surpreendeu mesmo, pois quando me falaram do Catavento, me disseram que era um lugar legal para ir com as crianças, mas nem sabiam me dizer o que tinha lá ao certo, só que era muito recomendado.

Palácio da Indústrias, onde se localiza o Catavento

Pois bem… meus primos me deixaram lá com Thomaz e de cara já me surpreendi. Dois trens estacionados no pátio e um avião, repito, um avião. Para completar, estavam terminando de montar o stand de um canal de televisão infantil, que para meu pequeno azar, só iniciaria as atividades no dia seguinte (era da Nicklodeon, para o lançamento do novo filme do Bob Esponja)

Depois de subirmos numa Maria Fumaça (e do outro lado dela eu ler uma placa dizendo que era proibido que não estava no lado que eu subi…) fomos para a entrada.
O ingresso custa uma bagatela de R$6,00 e há isenção para várias condições e meia entrada garantida para idades entre 4 e 12 anos (além de idosos, deficientes e estudantes com carteirinha). No link chamado visitação, tem todos os dados de isenções e meias entradas.
A entrada é até as 16h, mas o espaço funciona até as 17h (abre as 9h).
Eu aconselho a chegar bem cedo, pois não faltam opções para ver. Eu cheguei as 16h e tive que correr para ver o que era possível, o que não foi nem metade das atrações.

É um espaço cheio de areia e de acordo com os morrinhos e buracos que as pessoas façam com na areia, um projetor calcula e projeta as cores, representando as altitudes, mostrando tudo em 3D interativo. Muito legal. Na foto, Thomaz está fazendo uma montanha.
Na foto, Thomaz está fazendo uma montanha.

Dentre as atrações… Tem o Cinema 3D, a Oficina de Robótica da Lego, a Oficina Câmara Escura (essas eu não pude ver, pois cheguei depois dos horários das sessões. Entre no site e confira antes para poder participar), a parte de astronomia (que em alguns aspectos mais pareceu um enorme planetário de opções e informação), a parte de biologia (como imagens dos biomas brasileiros, uns aquários, maquetes e imagens de vários tipos de animais, uma coleção de borboletas e outra de conchas de molúsculos, sons de aves e tantos outras opções sobre a fauna) , e a que o Thomaz mais gostou, o Engenho.

O ciclone de água no Engenho

No Engenho, há uma enorme quantidade de experimentos de física, sobre ótica, gravidade, som, térmica, eletricidade e magnetismo, mecânica e fluidos (acho que não esqueci de nada). Tem uma máquina de ciclone aquático, um tubo de eco, um negócio de fazer bolhas gigantes, experimentos com eletricidade, uma casa maluca com o centro de gravidade torto… é um corredor com uma variedade muito grande de experimentos. Dá para ficar lá por mais de uma hora.

Olha… eu fui surpreendido por um pé d’água que caiu na saída do Engenho, e por isso nem pude conferir tudo o que havia do lado de fora do Catavento. Saí de lá correndo, arrastando Thomaz para irmos embora.
Irônico não é? Passam meses sem uma chuva em São Paulo e no dia que eu estou lá e vou para rua… sou pego sem guarda chuva ainda pro cima. hehehehe

O extenso corredor do Engenho e seus experimentos.

Do lado de fora, o pátio é muito grande e é onde estão o avião (que não pude ir ver) e os trens, além de outros pequenos detalhes legais também, como uma enorme bola de mármore que por estar sobre uma saída de água, pode ser movida sem muto esforço, o que faz as crianças se acharem as mais fortes do mundo. hehehe. Muito legal.

Bem, eles fazem visitação guiada também. O que eu sugiro, apesar de não ter sabido disso a tempo, já que fui meio que no improviso.

Olha, eu recomendo a qualquer idade, pois são tantas as coisas para se ver que acho que qualquer criança vai adorar uma coisa ou outra. (Thomaz morreu de medo do Tigre Dentes de Sabre em tamanho natural… ele não se convenceu de que o bicho não estava vivo. heheheehe)

Lá dentro ainda tem uma lanchonete para aplacar uma fome repentina. Eu não tive tempo de dar uma olhada para ver como é, pois cheguei tarde demais e não parei de andar no espaço (e não vi nem metade).
O local também é todo feito para portadores de necessidades especiais, com o chão, por exemplo, todo cheio de faixas para cegos.

Thomaz no experimento para visualizar as ondas sonoras. Muito legal.

Eu super recomendo e acho que vale no mínimo um turno inteiro (manhã ou tarde toda). Depois, ainda rola um lanche no Mercado Municipal, que é do lado. Conhece o famoso sanduíche de mortadela delá? Não? hehehe, experimente e se bobear, divida com mais alguém.

Então, seguem os principais dados do lugar:
Catavento Cultural e Educacional
Localizado:
 Palácio das Indústrias, antiga sede da prefeitura, no Parque D. Pedro II, entre a Av. do Estado e a Av. Mercúrio, no centro da cidade, do lado do Mercado Municipal.
Entre no link chamado mapa e descubra como chegar lá de transporte público e de veículos particulares.
Visitação: das 9h as 16h a entrada, aberto até as 17h. De terça a domingo.
Possuem visitas guiadas.
Entrada: R$6,00 a inteira e R$3,00 a meia, com muitas condições para isenção.
Aos sábados a visitação é gratúita.
Estacionamento: R$10,00 por 4 horas e R$2,00 por hora adicional. Ônibus e vans por R$20,00

Segue o vídeo institucional do espaço para apreciação.
[youtube=http://youtu.be/8zwd5kh50co]

Vá, descubra esse lado cultural de São Paulo e divirta-se!