Jardim Botânico do Rio – Passeio – Rio

Na entrada principal, tem um laguinho com tartarugas (ou cágado, sei lá, não sei a diferença. hehehe)
Na entrada principal, tem um laguinho com tartarugas (ou cágado, sei lá, não sei a diferença. hehehe)

Fazia muito tempo em que eu não ia ao Jardim Botânico do Rio e tive uma grata surpresa.
Eu não conhecia o espaço “playground”, o Espaço Infantil do Jardim e na semana passada fui a um aniversário de criança feito lá. O espaço é grande e dividido em duas partes, mas antes… deixe-me fazer uma pequena apresentação do Jardim Botânico.

É muito grande… , mas muito grande mesmo!!!
Tem diferentes tipos de espaços:  jardim japonês, cascata, canteiro de leguminosas, ruínas de uma antiga fábrica de pólvora, museu do meio ambiente, espécies raras da Mata Atlântica… são mais de 40 itens de visitação no mapinha que é distribuído nas entradas do parque.

Da história que eu sei, o Jardim Botânico foi um espaço criado por D. Pedro II para produzir mudas para reflorestar a Floresta da Tijuca, também aqui no Rio, serviu como espaço de adaptação de plantas exóticas que ele trazia ao Brasil de suas viagens ao exterior e como espaço de lazer ao ar livre para sua corte. E assim, até os dias de hoje, é um dos maiores espaços verdes da cidade e do país.

Possui uma entrada principal, pela rua homônima (rua Jardim Botânico) e alguns outros acessos, mas pela principal, é o estacionamento, que não é grande, por isso, recomenda-se chegar cedo, ou estacionar no Joquey Clube do Brasil, em frente a entrada principal do Jardim Botânico.

A entrada é muito barata, só R$6,00, facilitando em muito o acesso ao espaço, que funciona das 8h as 17hs. Ah, e crianças até 7 anos não pagam, além de adultos acima de 60 anos.

Mas voltemos ao espaço infantil.
Tem dois ambientes, um que possui mesas e bancos para fazer piquenique, onde também se encontra uma lanchonete (apesar de eu não ter visto bebedouro nesse espaço, o que me parece um grande apelo comercial) e um laguinho central (que além de dar um clima agradável ao ambiente, também serve para que os pais fiquem tensos controlando suas crianças para que não coloquem o pé na água. hehehe, várias tentam toda hora)

Os brinquedos do espaço infantil
Os brinquedos do espaço infantil

O outro ambiente é onde estão os brinquedos. São vários, o que possibilita bastante espaço para correrem no chão de terra arenosa. Nesse espaço não pode entrar com bebidas e nem comidas, só com água (o que serve para muitas crianças brincarem com areia molhada e fazerem castelinhos). Há um lago lindo também nesse espaço, rodeado de bancos para os adultos descansarem o corpo enquanto mantém os olhos atentos aos pequenos.

Thomaz brincando com os saguis (ou micos, sei lá... biologia não é meu forte. hehehe)
Thomaz brincando com os saguis (ou micos, sei lá… biologia não é meu forte. hehehe)

Nesse segundo espaço, o dos brinquedos, tem os banheiros.
são pequenos, mas o mais importante, é o lava-pés que tem atrás e o tanque (já que é bem maior do que uma pia comum, me parece mais um tanque, o que serve inclusive para colocar uma criança pequena dentro para um pequeno banho) O chão nesse local é de madeira, o que facilita a limpeza dos pequenos para colocação de outra muda de roupas ou dos calçados.

O espaço é repleto de árvores para todos os lados, o que proporciona o surgimento de pequenos saguis que vem em busca de comida, mas como eu descobri (tarde demais), é proibido dar comida para os animais, pois pode afetar a dieta dos bichinhos (sorry).
Além disso, há muitas aves por todo o jardim. Dá para ouvi-las a distância.

É um passeio muito agradável e recomendável.
Dá para correr, brincar, conhecer coisas novas e estar em contato com a natureza, tudo que é extremamente importante para eles.

Bem, para quem quiser maiores informações:

O site oficial do Jardim Botânico do Rio de Janeiro: http://www.jbrj.gov.br/
Tel: 21 3874-1808
Endereço: R. Jardim Botânico, nº 1008, bairro Jardim Botânico, cep: 22460-000, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Entrada custa: R$ 6,00
Gratuidade para menores de 7 anos e maiores de 60 anos.
Funcionamento das 8h às 17hs.

Bom passeio!
=]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *