10 dicas para manter as crianças saudáveis em temperaturas frias

Não é exatamente o caso do Rio, cidade onde vivo, mas em muitos locais do Brasil, o frio é um fator muito presente nas doenças de inverno.
Recebi esse texto direto do Hospital Infantil Sabará, em São Paulo, com dicas de como evitar doenças infantis típicas da estação, onde o frio e a seca atmosférica pela redução de chuvas do período, são fatores importantes para gerar muitas doenças.

Segue o texto com as dicas.
Grande abraço do grande!
=)

——————————————————————————————-

10 dicas para manter as crianças saudáveis em temperaturas frias

Com a chegada do inverno, é bastante natural que a preocupação das mães em relação a saúde dos filhos aumente. Para evitar que os pequenos fiquem doentes no frio, o Hospital Infantil Sabará, oferece a seguir 10 dicas importantes de como proteger as crianças durante a estação mais fria do ano.

1) Dormir bem durante à noite 

O sono é um dos principais meios que o nosso organismo possui de se recuperar para um novo dia, portanto, é essencial que as crianças consigam manter uma rotina de sono saudável para repor plenamente as energias, aumentar a imunidade e, assim, evitar gripes e resfriados.

2) Não deixar que brinquem na chuva ou no frio intenso 

É normal que as crianças queiram continuar brincando fora de casa mesmo que esteja chovendo ou frio demais. Por esse motivo, é necessário que os pais fiquem atentos e chamem seus filhos de volta para casa quando perceberem que eles se molharam ou que estão sentindo frio.

3) Garantir que estejam bem hidratados 

Durante o inverno, o ar se torna mais seco do que o comum, fazendo com que as crianças percam mais água enquanto respiram. Para evitar que os pequenos acabem desenvolvendo um quadro de desidratação, é importante que eles bebam bastante água e também bebidas que diminuam a sensação de frio como o chocolate quente, por exemplo.

4) Incluir alimentos que melhoram a imunidade no cardápio 

Manter a imunidade das crianças elevada é uma das melhores formas de evitar que elas adoeçam. Alguns alimentos como alho, gengibre e frutas ricas em vitamina C como a laranja e a tangerina são ótimos para o sistema imunológico e podem ajudar no combate contra as doenças típicas de inverno.

5) Manter a casa arejada 

Por mais frio que esteja, uma casa totalmente fechada e sem circulação de ar é um ambiente convidativo para a proliferação de fungos e bactérias. Para evitar que as crianças fiquem expostas as doenças e infecções provocadas por esses microorganismos, é muito importante manter o ambiente sempre arejado.

6) Usar umidificadores de ar 

O ar seco do inverno pode provocar sangramentos no nariz das crianças, causando um grande desconforto. Para prevenir que acidentes como esse aconteçam, é indicado colocar um umidificador de ar no quarto dos pequenos durante à noite.

7) Evitar aglomerações 

Durante os meses mais frios, é comum que surtos de gripe e resfriado se espalhem pela cidade. Por essa razão, é recomendado que os pais tentem evitar o contato de seus filhos pequenos com um grande número de pessoas, principalmente em locais fechados e sem ventilação como shoppings e transporte público.

8) Manter distância da fumaça de cigarros 

O sistema respiratório das crianças já se encontra naturalmente mais debilitado durante o frio, portanto, é importante que elas não sejam expostas a fatores que agravem essa condição, como a fumaça do cigarro.

9) Vacinação em dia 

Garantir que a carteira de vacinação dos seus filhos esteja completa é uma condição fundamental para mantê-los protegidos de todas as infecções que se espalham durante o inverno.

10) Diminuir a ingestão de doces 

O açúcar em grande quantidade pode prejudicar o sistema imunológico, contribuindo para o desenvolvimento de infeções. Então, por mais difícil que seja, o ideal é diminuir ao máximo o consumo de doces no dia a dia das crianças.

Deixe uma resposta