Caneta laser e o risco de cegueira

dano na retina por laser_02.png
Dano em retina por caneta laser

Para quem não conhece os riscos, pesquisei reportagens sobre o perigo decorrente da projeção de laser nos olhos de uma pessoa, em especial, de uma criança, que não tem noção da gravidade do perigo.

Na matéria do site Diário de Biologia, encontrei a matéria que fala dos riscos dessa caneta quando apontada para os olhos de uma pessoa. Intitulada Uma brincadeira com consequências sérias: a “caneta laser” pode cegar?”, a matéria mostra os riscos de danos da retina atingida por um laser de uma dessas canetas. A luz laser se transforma em energia térmica dentro do olho por ser muito concentrada e acaba queimando a retina, acabando com a capacidade de nitidez da visão, podendo levar a cegueira se o dano for muito grave.

124
Garoto que teria perdido 75% da visão por brincar com laser dado pelos pais.

Na matéria do site Sentimento em Frases, na matéria intitulada “Esta criança perdeu 75% da visão por causa de um brinquedo que muitos também devem ter em casa! ATENÇÃO!”, mostra uma foto de um garoto de 6 anos com os olhos queimados por brincar com o laser que seus pais deram para ele, como um brinquedo qualquer.

Eu sempre vi muita gente brincando com isso, como se não tivesse problema nenhum… apontando para o rosto dos outros… apontando para aviões e helicópteros… o que para mim, deveria ser considerado delito ou até mesmo crime, pois coloca a risco a saúde e a vida das pessoas afetadas, pois no caso de veículos aéreos, cegando o piloto, pode derrubar a aeronave.

Acho melhor pensar muito antes de dar uma caneta dessas de presente para alguém e mais ainda, não deixar ao alcance de crianças.

Problemas se evitam. Assim é mais fácil do que ter que resolver depois.
Cuidemos de nossas crianças!
Grande abraço a todos!
=)

caneta laser no olho do Neymar
Laser nos olhos do Neymar
turma da Monica pela seguranca aerea
Homenagem dada a Turma da Mônica pela revista incentivando a segurança aérea: contra balões e canetas lasers

Deixe uma resposta