Um Ato de Coragem – Filme

Um Ato de Coragem : poster

É um dos meus filmes favoritos!
É, começo assim!
Denzel Washington é o Cara! Isso muitos já sabem. Para quem viu fimes como Dia de Treinamento, Hurricane, Filadélfia e tantos outros, sabem que ele é um excelente ator, mas… Um Ato de Coragem… mexeu muito comigo.

O que você faria pela vida do seu filho?
Vou lhes confessar uma coisa, eu não tenho medos. Não mesmo, vivo sem me preocupar com coisas que abalam a tantos, mas… se tem uma coisa que todos aqueles que amam seus filhos temem, é pela vida deles.
Rezo a todos os deuses para que isso nunca aconteça comigo, mas se tiver que acontecer, eu gostaria de ser tão corajoso quanto John Quincy Archibald (Denzel Washington).

Um Ato de Coragem : Foto
Michael, filho de John esperando por um transplante. (cena retirada do filme)

A sinopse do site Adoro Cinema diz assim:
John Q. Archibald (Denzel Washington) é um homem comum, que trabalha em uma fábrica e vive feliz com sua esposa Denise (Kimberly Elise) e seu filho Michael (Daniel E. Smith). Até que Michael fica gravemente doente, necessitando com urgência de um transplante de coração para sobreviver. Sem ter condições de pagar pela operação e com o plano de saúde de sua família não cobrindo tais gastos, John Q. se vê então numa luta contra o tempo pela sobrevivência de seu filho. Em uma atitude desesperada, ele então decide tomar como refém todo o setor de emergência de um hospital, passando a discutir uma solução para o caso com um negociador da polícia (Robert Duvall) e com um impaciente chefe de polícia (Ray Liotta), que deseja encerrar o caso o mais rapidamente possível.

 

Um Ato de Coragem : Foto Denzel WashingtonJohn toma o hospital com um único propósito e cobra um único preço de resgate: o transplante de seu filho.
Ele desafia a todos pela vida de seu filho, contra um sistema que não atende a todos os pacientes (o que cá entre nós, nesse ponto o SUS é uma enorme mão na roda, apesar de todos os seus problemas).

O filme é de 2001 e foi lançado pela PlayArte, onde Denzel faz uma interpretação impressionante de um homem humilde e desesperado, provando o quão bom ator ele é. O nome original do filme é John Q, que seria o nome original do clássico filme “Cidadão Kane”.

O diretor, Nick Cassavetes, no final dos créditos, dedica à sua filha o filme. Creio que todos os pais se comovem também com a história desse pai que faz de tudo por seu filho.

Um Ato de Coragem : Foto Denzel Washington, Kimberly Elise
John Q. é o cara! Merece ser lembrado como um dos maiores pais da história cinematográfica!
Comoveu a mim e acredito que comove a qualquer um que assista o filme.

Para ter uma palhinha do drama vivido por esse pai, assista ao trailer abaixo (desculpem, mas não achei o trailer legendado):
https://youtu.be/Bx7MPpbYSx8

Se você achasse que fosse ver seu filho pela última vez, o que diria para ele? Eu penso muito nisso. Nos valores que eu realmente quero passar para meu filho. Acho que todos devem pensar o mesmo de maneiras diferentes.
Bem, esse trecho mostra o que John Q. quis passar para o filho dele antes do “fim”.

Eu choro muito só com a ideia do que ele passa, imagina se fosse com você ou comigo?! Ele representa o meu ideal de ato de coragem paterna.

Acho que é uma referência incrível do que é ser PAI!
Se não assistiram ainda, acho que não tenho melhor forma de convencê-los de que o filme é realmente muito bom e vale muito a pena assistir.
Talvez ele não seja adequado para assistir com uma criança pequena ao lado, pois ela pode não entender a diferença entre ser bom ou mau com uma arma na mão, mas recomendo para ver com adolescentes.
Acho que é um bom exemplo e pensamento próativo, apesar do risco desse adolescente não interpretar direito a casualidade dos fatos e talvez não entender quando isso seria razoável de ser feito. Acho que você pode ter uma ideia melhor se seu adolescente é apto ou não para ver o filme nesse momento.

Espero que tenham gostado da indicação.
Divirtam-se e emocionem-se com John Q.
Ele é o cara!!!

Grande abraço a todos do grande!
=)

Um Ato de Coragem : foto
Quem não quer manter sua família a salvo? (cena retirada do filme)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *